sábado, 31 de octubre de 2015

"Lutas, experiências e debates". Salió el libro con los anales de las 4ª Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos

Lutas, experiências e debates

Descargá acá el ebook 

4ª Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos serão em novembro; inscrição aberta para ouvintes

Organizada por UNILA e Unioeste - e pela primeira vez no Brasil -, as "4ª Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos" serão realizadas de 27 a 29 de novembro, no campus da Unioeste e na Uniamérica, em Foz do Iguaçu. Serão 40 simpósios temáticos, além de mesas-redondas e conferências que discutem as interfaces diversas entre os movimentos sociais e a integração latino-americana. Cerca de 600 trabalhos estão inscritos. Aqueles que tiveram o artigo aceito precisam realizar o pagamento, conforme orientações no site (Banco do Brasil, agência 0140-6, conta 83.895-0, em nome de Felix Pablo Friggeri).
A inscrição de ouvintes está aberta e deve ser feita a partir do preenchimento de formulário disponível neste link. Ensalamento, horário dos simpósios e outras informações serão divulgados após o dia 15 de outubro, quando se encerra o prazo para o envio dos textos completos. Outras informações sobre as "4ª Jornadas" podem ser encontradas em jornadaslatinoamericanas.blogspot.com.br. Entre os principais apoios institucionais, estão a Capes e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da UNILA.
"A proposta do evento é debater e construir o pensamento latino-americano desde e para a América Latina. A Universidade fica, por vezes, muito isolada das comunidades, por isso, estes espaços de diálogo, entre as instituições de ensino e os movimentos sociais, são fundamentais para que ambos compartilhem experiências e perspectivas sobre os principais problemas da sociedade", disse o professor Paulo Renato da Silva, do curso de História, e um dos organizadores locais.

Programação

A conferência de abertura será no dia 27 de novembro, à noite, no Auditório da Uniamérica, com o professor Alfredo Falero, da Universidad de la República, do Uruguai. Falero deverá falar sobre movimentos sociais e a integração da América Latina - tema principal do evento. Os simpósios temáticos acontecerão pela manhã e tarde, nos dias 28 e 29.
As mesas acontecerão simultaneamente, no dia 28, pela noite. São elas: “Movimentos sociais por uma 'outra' integração latino-americana”, com os professores Julio Ricardo Quevedo dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria) e Lucio Oliver (Universidad Nacional Autónoma de México); “América Latina desde América Latina”, com Eduardo Devés Valdés (Universidad de Santiago de Chile), Johnny Octavio Obando Moran (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e José Maurício Castro Domingues da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e “Movimentos sociais, partidos e governos”, com Beatriz Paiva (Universidade Federal de Santa Catarina) e Marielle Palau (BASE Investigaciones Sociales – Paraguai).
No último dia (29), além dos simpósios temáticos, haverá uma mesa-redonda com Fabrício Pereira da Silva (Universidade Federal Fluminense), Fernando José Martins (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e Ximena Cabral (Universidad Nacional de Córdoba) e a professora Maria da Glória Gohn (Universidade Estadual de Campinas) realizará a conferência de encerramento.

No hay comentarios:

Publicar un comentario